Alguns títulos revisados

  • A universidade em busca da excelência: um estudo sobre a qualidade da educação. 2. ed. rev. e atual. JULIATTO, Clemente Ivo
  • Análise Sensorial de Alimentos. DUTCOSKY, Silvia Deboni. 1. reimp. da 2. ed.
  • Arte na PUCPR. FONTOURA, Ivens
  • As Flores do Câmpus. JULIATTO, Clemente Ivo
  • As Irmãs Alfabeto. Monica McInerney (versão em português da obra The Alphabet Sisters).
  • Ciclo Estratégico da Informação: como colocar a TI no seu devido lugar. DUCLÓS, Luiz Carlos; SANTANA, Valdinei Leandro de.
  • Cultura, Religião e Sociedade: um diálogo entre diferentes saberes. ROSSI, Luiz Alexandre Solano; KUZMA, Cesar (Org.)
  • Documentário da Imigração Alemã nos Estados do Paraná e Santa Catarina. MÜLLER, Estêvão.
  • Empreendedorismo e estratégia de empresas de pequeno porte - 3Es2Ps
  • Governança Local e as Tecnologias de Informação e Comunicação. CUNHA, Maria Alexandra; FREY, Klaus; DUARTE, Fábio (Org)
  • História dos 50 anos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. HOERNER JÚNIOR, Valério
  • Inflexões Urbanas. ULTRAMARI, Clovis; DUARTE, Fábio
  • Manejo sustentável do pomar doméstico. CARVALHO, Ruy Inacio Neiva de (Org.).
  • Memórias do Instituto dos Advogados do Paraná 90 anos. ALMEIDA, João Carlos de; BITTENCOURT, Mário Diney Corrêa; COSTA, Roberto Linhares da (Org.).
  • O Boticário: maquiagem by Fernando Torquatto (livro lançado no São Paulo Fashion Week 2011)
  • O Caramujo Gigante Africano Achatina fulica no Brasil. FISCHER, Marta Luciane; COSTA, Leny Cristina Milléo (Org.)
  • O horizonte da educação: sabedoria, espiritualidade e sentido da vida. JULIATTO, Clemente Ivo
  • O segredo do alquimista. Scott Mariani (versão em português da obra The alchemist’s secret).
  • Por dentro da Comunicação Interna: tendências, reflexões e ferramentas. ESTRELLA, Charbelly; BENEVIDES, Ricardo; FREITAS, Ricardo Ferreira (Org.)
  • Quem roubou minha motivação? Gary Bertwistle (versão em português da obra Who stole my mojo?).
  • Querido diário otário: nunca faça nada, nunca. Jim Benton (versão em português da obra Dear dumb diary: never do anything, ever).
  • Rangers: ordem dos arqueiros 2. John Flanagan (versão em português da obra Ranger's Apprentice).
  • Segredos de gestão. Michael Heath (versão em português da obra Management secrets).
  • Teoria e Prática na Pedagogia Hospitalar: novos cenários, novos desafios. MATOS, Elizete Lúcia Moreira; TORRES, Patrícia Lupion (Org.).
  • Trabalho do professor e saberes docentes. ENS, Romilda Teodora; VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; BEHRENS, Marilda Aparecida (Org.).
  • Trabalho do professor no espaço escolar. ENS, Romilda Teodora; VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; BEHRENS, Marilda Aparecida (Org.).

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Resumo de Obras -Machado de Assis

CANTIGA DE ESPONSAIS
(Machado de Assis)

Num cenário carioca de 1813, Romão Pires rege a orquestra da belíssima missa cantada na igreja do Carmo. Já sexagenário, esse bom homem tinha a consideração de todos os que o conheciam; taciturno e reservado, a tudo indiferente, somente no comando da orquestra sua figura resplandecia.
Exceto pelo cravo em que tocava e estudava algumas vezes, a casa era triste e sombria.
Tinha a vocação da música mas não podia compor, guardava a melodia do mundo dentro de si sem conseguir exteriorizá-la, as harmonias inéditas soaram em seu íntimo a vida inteira mas nunca conseguira transpô-las ao papel. Não poder exprimir as óperas e missas que na alma carregava era a razão única de sua tristeza.
Mestre Romão estava doente e sentia que seus dias chegavam ao fim, isso trouxe-lhe um pensamento: terminar ao menos uma das suas composições, para deixar uma marca sua na terra.
Foi buscar o canto esponsalício que guardava desde 1779, começado três dias depois de casado. O casamento de dois anos foi interrompido pela morte da esposa que tanto amara, nesse período feliz de sua vida nasceu nele uma melodia, por muitas vezes tentou compô-la, algumas notas se uniram mas não conseguiu traduzir no papel a sensação da felicidade conjugal que vivera. Quando casado, buscou de todas as maneiras dar seqüência àquela composição; obra de uma página, tão perfeitamente iniciada pela nota lá, e pela mesma interrompida, mestre Romão tentou várias vezes fazer uma composição daquelas notas conjugais não concluídas; em vão.
Ao cravo, tentando concluir a composição, pela janela que dava para o quintal viu na janela de outra casa dois jovens recém-casados, os braços entrelaçados, mãos dadas, debruçados ao parapeito. Sorriu com tristeza; deixaria ao menos um canto que eles pudessem tocar. Chegou novamente ao lá, apesar de conhecer profundamente a música, daquela nota não passava, voltava, repetia, relembrava os momentos com a esposa, impossível. Voltou novamente os olhos para o casal, agora entreolhavam-se apaixonados, mas nem a vista deles lhe dava inspiração e as notas teimavam em não surgir. Lá, lá, lá... em desespero, rasgou o papel. Foi nesse momento que a moça, embriagada com o olhar do marido começou inconscientemente a cantar algo, uma canção nunca antes ouvida em que um certo lá trazia toda a harmonia musical que mestre Romão buscou em vão a vida inteira. Foi naquele momento que desistiu para sempre de procurar pois descobrira o motivo de jamais a ter encontrado. Expirou na mesma noite.